sexta-feira, 9 de março de 2012

Heroína potiguar poderá ser homenageada na abertura da Copa de 2014

Foi com meu já declarado orgulho patriota, potiguar e feminista que recebi uma empolgante notícia ontem. Em oportunidade de conversação com o Professor Diógenes da Cunha Lima, fique sabendo de um projeto que está desenrolando pelas burocracias estatais para que a Copa de 2014 seja aberta com um balé que homenageia a vida de Clara Camarão, conhecida como a primeira heroína potiguar e nacional.


Prof. Diógenes conta que teve a ideia a princípio e repassou para contatos na Companhia de Dança Cisne Negro, uma das mais importantes e reconhecidas nacionalmente. A proposta foi bem aceita e a Companhia interessou-se por trabalhar em cima da história da índia potiguar. Agora, Diógenes da Cunha Lima já tem audiência marcada com o Ministro dos Esportes para propor o espetáculo para o dia em que o Brasil estará sob todos os holofotes. 

Pessoalmente, estou torcendo que dê certo. Não só por ser "produto interno", mas porque realmente acho que seria uma belíssima apresentação. Além de que Clara Camarão é um figura histórica que precisa ser mais divulgada e reconhecida por sua bravura. E para quem ainda não sabe quem ela é, faço um resumo abaixo.

Sobre Clara Camarão


Ilustração: Emanoel Amaral
Clara Felipa Camarão viveu do início a meados do século XVII e foi casado com índio católico e chefe de tribo, Antonio Felipe Camarão. Embora fosse papel das mulheres dedicarem-se exclusivamente aos trabalhos de casa e de organização da comunidade, bem como à família, Clara era insatisfeita com a passividade a que era submetida e decidiu acompanhar o marido em suas batalhas. Foi grande guerreira e líder de grupos de mulheres guerreiras na resistência contra a invasão holandesa. Tanto ela quanto o marido sobreviveram a inúmeras batalhas, até a vitória absoluta dos portugueses. Contudo, após isso, Felipe Camarão veio a falecer vítima de malária, e esse episódio feriu o orgulho de Clara de forma mais profunda que as adagas holandesas. A heroína recolheu-se à viuvez e ao anonimato e morreu alguns anos mais tarde. Clara Camarão foi retratada e homenageada por vários artistas, entre eles, Dorian Gray Caldas.

2 comentários:

  1. Olá, boa noite! Encontrei seu blog quando estava pesquisando ainda a pouco na internet imagens sobre a índia potiguar Clara Camarão e encontrei a matéria sobre a homenagem à ela na abertura da Copa de 2014 e me espantei ao ver a ilustração que o meu pai fez quando trabalhava ainda na Fundação José Augusto para o livro 'A Mulher Potiguar - Cinco Séculos de Presença', que foi lançado no Governo de Garibaldi Alves Filho. Faltaram-lhe os devidos créditos pela ilustração do artista plástico, cartunista, professor e historiador Emanoel Amaral, meu pai.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...