domingo, 10 de abril de 2011

Sobre Itty Bitty Titty Commitee

Sempre fui completamente contra os rótulos que se colocam nos filmes que apresentam casais homossexuais. Quer dizer... se há um filme em que Tom Cruise e Cameron Diaz beijam-se, casam, ou fazem o que se deve fazer em um relacionamento hétero, ninguém diz que assistiu a um filme heterossexual. Porém, se Angelina Jolie e Winona Ryder beijam-se em determinado filme, automaticamente, ele passa a ser um filme homossexual. Ponto.

Portanto, não vou dizer que Itty Bitty Titty Commitee (2007) é um filme gay. Não, ele é uma comédia alternativa americana, filmada com fundos na organização Power Up. Trata, primeiramente, de feminismo, revolução, juventude, radicalidade, direitos e, ainda, o homossexualismo em alguns contextos.

O romance indeciso e confuso de Anna (uma aspirante a universitária um tanto sem graça que acabou de levar o seu primeiro pé-na-bunda) e Sadie (uma garota tão revolucionária em suas ideias quanto submissa em seu relacionamento com uma mulher que mais parece ser sua mãe) se torna apenas um complemento para o foco principal do filme: A defesa dos direitos feministas, não apenas os constitucionis, mas os ideológicos. "Abaixo a ditadura do pênis" é a mensagem que a C(i)A (Clits in Action), grupo feminista formado por mulheres heterossexuais, gays e transsexuais, tenta passar.

Não vou mentir. Itty Bitty Titty Commitee é um filme de mulheres para mulheres. O filme, desde a direção até a edição, é feito por mulheres. Mesmo no elenco, contam-se os nomes masculinos. E tenho minhas dúvidas se a maioria dos homens aguentaria os vinte primeiros minutos do filme. Anyway...

Embora um tanto radicais, as ideias propostas na produção são bastante interessantes. O filme condena desde o impulso social para que as mulheres sigam um determinado padrão físico e ideológico, até a instituição matrimonial, a qual, segundo a C(i)A, é mais uma forma de subjulgar a mulher à figura masculina.

Cena em que a C(i)A picha o vidro de uma loja de roupas para mulheres magras e troca os manequins para formatos variados, defedendo a ideia de que "Mulherem vêm em todos os formatos"


Itty Bitty é um filme dinâmico e divertido, formado por aquele elenco que você sabe que já viu em algum lugar, mas não lembra onde. Contudo, todos fazem um bom trabalho, de forma a serem compatíveis com a proposta do filme. As câmeras nervosas que parecem ser gravadas com uma digital de 5.0 px dão uma visão mais amadora ao mesmo tempo que original ao filme.

Vencedor de dois festivais na categoria Melhor Enredo, Itty Bitty Titty Commitee é capaz de prender pelos pequenos detalhes mesmo aqueles que não concordam com as suas ideias. Um filme mediano, mais para mais que para menos. Um ótimo passar de tempo para aqueles que desejam fugir um pouco das produções hollywoodianas.

Trailer - Itty Bitty Titty Commitee

Um comentário:

  1. Caramba. Nunca tinha ouvido falar. Parece interessante. Valeu pelo link! =)

    http://www.pennylena.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...