domingo, 27 de novembro de 2011

Se você é professor, leia.

Não é por estar a frente de uma sala de aula que alguém merece ser chamado professor. Cheguei a conclusão que essa profissão é mais banalizada que a de jornalista: qualquer pessoa que passe uma atividade qualquer já é classificada como mestre, educador! Pega leve.

Professor é mais. Não digo aqui que você precise passar pelas duras carteiras de uma universidade para ser um professor, embora, preferencialmente, isso deva acontecer. Mas professor é qualquer um que tenha conhecimento (ainda que pouco) e saiba como passá-lo. E não é dissertando sobre algo que isso é possível. Na verdade, eu me corrijo. Professor é qualquer um que saiba fazer com que outro adquira algum conhecimento, ainda que ele próprio não o tenha.

Professor não ironiza, não censura, não satiriza, não faz com um indivíduo pense que "não tem jeito" só porque errou. Professor não faz, mas segura a mão do indivíduo para que ele faça por si mesmo. Professor não desinteressa, professor estimula. Professor não se aborrece, confia.

Se você é professor, nunca: diga que o trabalho do seu aluno está horrível; fale o tempo todo sem parar pois não tem paciência para escutar a errônea fala de seu aluno; faça o trabalho por ele, por mais entendiante que possa parecer explicar uma lição passo a passo algumas vezes; olhe de forma desacreditada para um dos seus alunos; balance a cabeça negativamente enquanto um indivíduo dá o seu melhor; menospreze a capacidade do seu aluno (com alguma ajuda sua, você não faz ideia do quão longe ele pode chegar).

Se você é professor, por favor: seja atento com seu aluno, deixe-o falar; não diga que ele fez besteira, mas que tem certeza que ele pode fazer algo melhor; respeite os limites do seu aluno, mas tente expandi-los; não compare seus alunos, não pegue um deles para exemplo, isso gera sentimento de inferioridade para aqueles que não foram citados; conheça seus alunos o máximo que puder; avalie-os por seu desenvolvimento individual e não por não serem tão geniais quanto o melhor da turma.

Obrigada.
(não, isso não foi pessoal)

3 comentários:

  1. I just loved it!

    Eu pretendo ser professor. Melhor, um educador... Sei que a situação di Brasil não é muito propícia, porém nescessitamos de educadores, mesmo que eles sejam raros.

    E uma coisa que eu percebo é que em alguns anos, o professor começará a ser valorizado. Não por causa do reconhecimento do governo, e sim pelo fato de NINGUÉM querer ser professor!

    Eu digo e repito: algumas minhas melhores experiências de vida foram ensinando. Perceber que consegui que alguém entenda algo que antes não entendia! Isso é sublime! Eu não troco isso por nada no mundo.
    Algumas pessoas chamam de vocação, outras, destino, outras me chamam de louco. Prefiro entender isso como algo contra o qual não devo lutar. Entendo isso como um Dom. Sim, Dom com letra maiúscula.

    Enfim, concluo dizendo que sinto bastante tristeza com alguns pseudo-professores que tenho e que a cada dia que os vejo, fico mais empolgado para mostrar que aquilo pode ser feito de maneira melhor!

    Thales Matheus, graduando em ciências biológicas e (espero) futuro professor.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga,
    Estou com um novo blog: CINZAS E DIAMANTES. Já linkei o seu blog nele. Desta vez falo sobre literatura, história, política, comportamento, música, teatro e muito mais.
    Apareça! Abraço bom!

    Cinzas e Diamantes

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...