sábado, 18 de junho de 2011

Story of Stuff e o consumismo selvagem

Há quatro anos, aproximadamente, tive uma aula de meio ambiente/consumismo/lixo na turma de Geografia do meu primeiro ano do Ensino Médio. Essa é uma das poucas aulas que ainda lembro e ponho em prática até hoje.

A professora, também Andressa (e por esse motivo, sempre que eu conseguia uma nota alta, ela punha um recadinho de auto estima no canto da prova: "Tinha que ser Andressa mesmo!"), uma geógrafa extremamente competente e apaixonada por causas ambientais, quase nos implorou que selecionássemos melhor os produtos que consumíamos e o que realmente precisava ir para o lixo. "Muitas vezes, jogamos fora pelo simples motivo de querermos algo novo, ainda que o objeto antigo esteja em perfeitas condições de uso". Explicou-nos sobre produtos que prejudicavam o meio ambiente e como fazer para evitá-los. 

Eu sabia que, sozinha, não ia fazer lá muita coisa, mas me orgulho de, desde então, só usar desodorante roll-on e manter o mesmo estojo de lápis (feito de uma calça jeans) que utilizava há quatro anos.

Hoje, em um trabalho apresentado por um colega no curso de Inglês, assisti a um vídeo que me lembrou bastante essa aula. Trouxe, então, para compartilhá-lo com vocês. Chama-se "Story of Stuff", ou "História das Coisas" e é apresentado por essa guru ambiental chamada Annie Leonard.

Por favor, se tiverem tempo, assistam aos pouco mais de vinte minutos. Há alguns erros de tradução nas legendas, mas a síntese dá para pegar muito bem.


E, se puderem também, não consumam tanto. De alguma forma, ajuda o sistema a melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...