quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Não gosto dos meninos"

Ok, eu sei que meus leitores podem já estar cansados da minha constante campanha contra a homofobia. Estava determinada a dar um tempo dos posts anti-homossexualismo. Mas foi inevitável, então peço que aguentem (e dêem alguma atenção) a mais um.

Há algum tempo (pouco menos de um ano) conheci a campanha It Gets Better, que surgiu nos EUA a fim de combater o elevado número de suicídio de jovens que sofriam bullying por serem gays. A campanha não foi como água de chuva que dá e passa e ainda está firme e forte. O twitter (@itgetsbetter) está sempre ativo, pessoas que assinaram a campanha recebem atualizações mensais ou quinzenais e os americanos (e pessoas de outros países também) continuam enviando vídeos, vencendo o preconceito de si mesmas, famílias, amigos e aceitando-se como são. Alguns, que já se aceitam até demais, enviam vídeos de apoio aos que ainda sofrem com a condição e a campanha é clara: It gets better! Vai melhorar!

O projeto mobilizou desde estudantes até a presidência dos EUA, tendo até Barack Obama feito um vídeo de apoio aos jovens. Funcionários gays da Casa Branca também fizeram um vídeo, bem como os funcionários da Pixar (que produz animações). Na página Vídeo desse blog também há outro vídeo produzido em apoio à campanha, que, para mim, é o mais emocionante.

Contudo, a não é exatamente a It Gets Better a responsável por esse post, mas o vídeo brasileiro "Não gosto dos meninos", de direção de Gustavó Ferri e André Matarazzo, que foi inspirado na campanha americana, e a mim foi apresentado pela estimada Kassandra Lopes. Fiquei, particularmente, orgulhosa pela inclusão do Brasil no projeto. E mais ainda pela aceitação que o curta tem tido. É um curta em que mais de quarenta pessoas (gays, lésbicas e trans) falam a respeito de suas experiências, desde a infância à descoberta, à aceitaçao da família, à vida que levam hoje em dia.

A frase mais significativa do filme para mim apareceu quase no finalzinho, quando um dos personagens fala: “Não subestime o amor das pessoas por você”. É a mais pura verdade. Quem ama de verdade, continua amando, não importa se você está com uma mula, como diz, em brincadeiras, uma boa amiga. Mas não é amor que a comunidade LTBG procura, mas respeito. Isso sim deve ser dever de todos. Respeito e aceitação.

O vídeo "Não gosto dos meninos" segue abaixo. Todos os outros citados podem ser facilmente encontrados no bom e velho YouTube ou no próprio site do Projeto It Gets Better, cujo link está na primeira citação a ele do post. Dêem uma checada, vale à pena!


Um comentário:

  1. Continue escrevendo a respeito. Acho ótimo que alguém tenha coragem de abrir a boca (e o coração).
    Tudo de bom.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...