sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sobre Liz Taylor

Na faixa dos meus doces e pretensiosos quinze anos estava eu no encontro semanal que costumava ser responsável pela minha formação cultural, o Clube da Cultura. Era uma reunião com debates, exibições de filmes e discussões sociais coordenados pelo meu eterno mestre Professor Francisco Félix, de Caicó.

Eu tentava sempre acompanhar o ritmo do grupo (e do mestre) para não parecer uma leiga quando mencionassem algum assunto mais inusitado. Então, um dia, quando Elizabeth Taylor caiu, acidentalmente, em pauta no grupo, eu me inseri, empolgada:

Liz Taylor como Cleopatra (1963)

- Ah, Félix, é a que fez Cleópatra, não é?


Tola garota. Sempre aprendendo com os foras dos mais velhos. Dessa vez, ele me respondeu, com o mesmo olhar de desprezo que, posso me gabar, era destinado apenas a mim e a sua outra pupila, Ana Clara.

- Fez ele e dezenas de outros, coquinho. Fique quieta.

A bela Liz Taylor
De fato, Elizabeth Taylor tem mais que "apenas" Cleopatra para orgulhar-se. É uma gama de filmes, séries de tv, participações e dublagens de 1942 a 2003 que fazem dela uma das maiores e melhores atrizes que a sétima arte já contemplou. Não se tratava apenas de seu glamour e beleza singulares. Não. Era mais que isso. Liz Taylor tinha uma visão, de certa forma, progressista à maioria das atrizes que lhe foram contemporâneas, sem falar nas ações humanitárias de filantropia às quais dedicou-se durante três décadas.


Apesar de seus três casamentos mal-sucedidos, apenas um coração de ouro abrigaria quatro filhos (sendo uma adotada) e mais tantas causas sociais.

Liz, certamente, será lembrada por muito tempo. Para alguns, por seu talento. Para outros, apenas como a mais bela Cleopatra que Hollywood já viu. Para tantos, como a atriz dos três casamentos. Mas para muitos, ela será imortalizada por discursos como o abaixo, um dos mais cativantes que já vi em defesa da causa homossexual.

Liz Taylor na edição do GLAAD de 2000

Um comentário:

  1. eu ja assisti alguns filmes com ela
    tem um que eu ja baixei pro pc mais ainda n tive tempo de ver que foi "Quem tem medo de Virgina Woolf"
    esse eu conhecia a mt tempo mas nao sabia que era com ela acredita? :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...