domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

Ao contrário do meu colega de trabalho Cefas Carvalho, eu concordo plenamento com a nominação brasileira para "True Grit". Bravura Indômita é um título que consegue passar bem a essência do filme, não é uma tradução assim tão mal feita, além de ser um típico título de filmes Western.
Porém, o título foi apenas a primeira das minhas aprovações com relação ao filme.
Admito que, quando assisti ao trailer, não fiquei muito empolgada. A história? Cheia de estereótipos batidos. A direção? Era a mesma de Onde os fracos não tem vez e eu decididamente odiei aquele filme. O contexto? Faraoeste. Nunca foi meu tipo favorito. Estava decidida a sequer dar uma chance a Bravura Indômita até que, certo dia, cheguei à Redação e Cefas (cuja opinião eu muito valorizo) disse que assistira ao filme e gostara bastante. Então nao pensei duas vezes. Juntei a saudade de cinema à indicação do filme e corri para a sessão de Bravura Indômita.
Bem, devo dizer que a segunda coisa que me chamou atenção no filme foi a atuação de Hailee Steinfeld (Mattie Ross), mais que merecidamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela, em seu primeiro longa, deu um banho, sem a mínima dúvida, em muita atriz experiente. Devo dizer que, ainda que a direção fosse muito ruim, teria valido à pena apenas por ver o talento dessa jovem atriz despontar.
Por falar em Mattie Ross, creio que o título do filme tem muito mais sentido se aplicado a ela que ao personagem de Jeff Bridges, Cogburn. Ao meu ver, tanto ele quanto o personagem de Matt Damon, LaBoeuf, foram ofuscados pela personalidade forte e a bravura indômita daquela garota de apenas catorze anos.
Quanto à direção, devo dizer que os irmãos Coen finalmente me entraram. Conseguiram me fazer gostar de um filme com ingredientes que abomino (western, sangue, violência). Mas claro que, para isso, eles acrescentaram alguns bastante agradáveis como humor, drama, valores sentimentais, ângulos interessantes e uma porção de boas atuações.

De toda forma, estava bastante confusa sobre a postagem de hoje... a minha dúvida era entre Bravura Indômita e o tal Bruna Surfistinha. Mas essa postagem (que não será tão agradável) fica para a próxima porque quero deixar registrada a minha sincera aposta em Hailee Steinfeld para melhor atriz coadjuvante no Oscar 2011. E olhe que eu realmente adoro Helena Bonham Carter.

Trailer de Bravura Indômita

Um comentário:

  1. Eita, moça, que vi agora seu blog e seu post. Valeu a resenha (e a citação a este que vos escreve). Bom Oscar e até a labuta na redação! beijo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...